No passado dia 3 de dezembro foi comemorado na Escola Secundária da Lousã o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Nessa cerimónia foi inaugurada a rampa de acesso ao palco do polivalente da Escola, oferecido material ortopédico a utentes da ARCIL e equipamentos aos Bombeiros da Lousã.
A Liga dos Amigos dos Bombeiros da Lousã havia pedido à dinamizadora do projeto a inclusão dos Bombeiros como beneficiários do apoio, o que foi bem acolhido. Assim, o projeto Tampinhas ofereceu aos Bombeiros da Lousã um monitor de sinais vitais, uma maca ortopédica e uma de vácuo, materiais imprescindíveis para assistência a vítimas de trauma e doenças súbitas, melhorando, assim, o equipamento de uma das nossas ambulâncias.
O projeto de recolha de tampinhas, liderado pela professora Sandra Mónica Santos, leva já oito anos de atividade e trinta e uma toneladas de tampinhas recolhidas.
Lançado o repto a um conjunto de alunos precursores, hoje maioritariamente a frequentar o 4º ano da universidade, o projeto tem tido continuidade com a adesão novos alunos a cada ano. O resultado deste trabalho reverte a favor da doação de ajudas técnicas a cidadãos portadores de deficiência residentes na Lousã, muitos deles também com dificuldades económicas.
A Liga dos Amigos dos Bombeiros da Lousã agradece e elogia o empenho da professora Sandra Mónica, dos seus alunos, dos professores, dos funcionários e da Direção do Agrupamento, bem como reconhece todos os cidadãos anónimos que, com as suas tampinhas, têm contribuído para o sucesso desta causa.